Uma das grandes melhorias da última atualização do iOS da Apple foi a possibilidade de se usar a conexão internet do seu iPhone para navegar usando seu iPad wifi ou 3G (sem chip) ou ainda, outros equipamentos.

Esta facilidade recebeu o nome de “acesso pessoal”. Desta forma, para quem tem um iPad wifi ou um iPad wifi/3G sem chip, a solução ideal existe, desde que você tenha um iPhone4.

Este post trata do uso do recurso “acesso pessoal” para que um iPad possa usar a internet sem ter nenhum meio local.

 

Porque alguém que tem um iPad wifi e 3G precisaria usar o “acesso pessoal”?

– Não quer gastar com outro chip pré-pago, cortar chip, etc;

– Não quer gastar mantendo outra linha pós-paga apenas para navegar com o iPad;

– Passa a maior parte do tempo em rede wifi, eventualmente vai precisar do 3G;

– Não consegue mais navegar com seu chip pré-pago pois a sua operadora lhe cortou o recurso (veja este post).

 

Como funciona o “acesso pessoal” do iPhone?

Através de conexão wifi ou bluetooth, você pode usar o modem do seu iPhone para navegar.

Tal como é possível usar o iPhone como modem, conectando o cabo a um notebook.

Claro que é elementar que você JÁ DEVE ter um iPhone4 configurado com chip micro-sim e pacote de dados funcionando OK. Se você não tem este recurso, primeiro ajuste, para depois seguir a frente no uso com seu iPad.

 

Veja como configurar, não tem mistério:

 

Primeiro vamos configurar o iPhone:

– Ajustes – Acesso Pessoal – Ativar – Ativar Bluetooth

luccks-com-blog-acesso-pessoal-ativando-iPhone

– Selecione “Ativar Bluetooth” para ativar a rede de curto alcance e permitir que outros dispositivos visualizem e possam conectar ao seu iPhone.

– Configure a senha do Wi-Fi para garantir que ninguém conecte no seu iPhone sem permissão.

– No iPad, também ative o bluetooth (Ajustes – Gerais – Bluetooth – ON)

luccks-com-blog-acesso-pessoal-configurando-ipad1

– Com a rede bluetooth ativada no iPhone e no iPad, a tela de configuração de bluetooth do iPad deverá mostrar o seu iPhone e eventualmente, outros dispositivos próximos que tiverem a rede bluetooth ativa. Na imagem acima, o meu iPhone4 é o “LT_IP4V”.

– Clique no nome do seu iPhone. Na primeira vez que o recurso for usado será necessário fazer o “emparelhamento” com o seu iPad. Ambos os dispositivos devem se reconhecer quando próximos. Esta operação é feita apenas uma vez, nas próximas estará configurada a relação de confiança entre os aparelhos. Você deverá digitar um código a ser repetido no outro equipamento.

– Se tudo OK, na configuração de Bluetooh do seu iPad deve aparecer como conectado “Connected” ao lado do nome do seu iPhone. E no seu iPhone, deve aparecer o aviso com a barra superior azul indicando a conexão ativa. Veja na imagem abaixo do iPhone4: “Acesso Pessoal: 1 Conexão”

cluccks-com-blog-acesso-pessoal-confirmado-1conexao-ativa

– Pronto! Você deve usar seu iPad e através da conexão bluetooth ter acesso a rede 3G do seu iPhone com internet disponível.

Veja na figura abaixo no canto superior esquerdo, um sinal de “elos ligados” indicando a conexão OK do iPad. Este símbolo visual indica o sucesso da conexão entre os equipamentos. Na imagem vemos ainda a web funcionando no iPad.

luccks-com-blog-acesso-pessoal-confirmando-navegacaoOK

 

O símbolo de conexão ativa entre o iPad e o iPhone:

elos indicam conexão ativa entre dispositivos

 

 

– Para desligar a conexão, a maneira mais fácil é desativar a conexão desligando o “acesso pessoal”. Para uma maior economia de bateriais, vc pode também desligar o bluetooth dos aparelhos. Lembre-se de ligar na próxima vez que precisar…

Dicas importantes:

– Caso você não consiga ativar a conexão via bluetooth entre iPhone4 e iPad, tente forçar a conexão a partir do seu iPad, nas configurações de bluetooth. Nem sempre eles ativam tudo automaticamente.

– Usar o bluetooth para navegar vai consumir mais bateria dos seus equipamentos, especialmente do iPhone, com bateria de menor duração.

– Na minha utilização diária (uso a noite na faculdade) uso normalmente sem notar alguma diferença no tempo de resposta em relação a usar o iPad com o chip micro-sim 3G ativado.

– Claro, navegar com Wi-Fi sempre será mais rápido. Mas nem sempre você terá uma conexão Wi-Fi por perto.

 

Boa economia E boa navegação!!!

fonte: Testes nos meus equipamentos. Se quiser divulgar, fique a vontade, mas por favor, cite a fonte.