Olá!

A partir do post “Como usar o mini-chip (micro-SIM) do iPhone4 no iPad – solução“, que já tem mais de 50 comentários bem interessantes sobre o assunto, resolvemos fazer um novo post falando sobre a operação do corte do chip padrão (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM). Apesar de simples, a operação pode gerar muitas dúvidas.

** UPDATE DE POST ** ABRIL13 **

Para facilitar, resolvi montar imagem do processo:

“COMO TRANSFORMAR O CHIP SIM EM MINI-SIM OU MICRO-SIM”?

“COMO CORTAR O CHIP SIM PARA O FORMATO MICRO-SIM”?

Aqui o meu novo resumo de corte do chip:

clique para ampliar...

clique para ampliar…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Detalhando o assunto:

  • Porque preciso cortar um chip (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM)?

- Porque tanto o iPhone4 quanto o iPad I ou iPad II utilizam um novo formato de chip, denominado mini-chip (micro-SIM) que é menor que o original.

- Porque você pode ter um chip de celular e quer usar um dos equipamentos citados acima.

- Porque você quer usar um chip que permita navegar, como por exemplo, comprando um chip Infinity Pré da TIM, vendido apenas no tamanho grande (SIM). (pesquisa em 28/02/11).

  • Quais os principais erros ao fazer o corte do chip (SIM)?

1) Cortar o chip posicionando a parte metálica exatamente igual a medida da parte metálica do mini-chip

2) Cortar o chip com objeto que force ou torça o chip, causando uma ruptura dos contatos metálicos

3) Estar com muita energia no corpo e colocar o dedão encima dos contatos como se ele fosse um leitor biométrico! (ok, isso é invenção minha, mas quem conhece eletrônica sabe que o ideal seria usar uma pulseria anti-estática ou pelo menos NÃO colocar os dedos diretamente nos contatos metálicos). O corpo humano é condutor de energia…

4) Cortar um chip que já não estava funcionando e achar que parou de funcionar por conta do corte.

Sempre teste o chip ANTES de iniciar o processo de cortado em outro aparelho, vendo se tem créditos, se fazia ligações, etc.

Se você receber a mensagem “NO SIM CARD INSTALLED” isso indica que o chip (micro-SIM) não foi reconhecido.

 

chip TIM transformado em mini-chip dentro do suporte do iPad

chip TIM transformado em mini-chip dentro do suporte do iPad e mini-chip da Vivo para comparar

 

  • Como cortar corretamente o chip (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM)?

1) Consiga uma caneta “marca cd” de ponta fina ou algo parecido que deixe um risco fino para marcar o que deve ser cortado.

2) Posicione-se numa mesa plana, firme, que permita usar estilete (de preferência aqueles maiores) ou use uma tesoura com bom corte, sem folgas nas lâminas.

3) Tenha certeza que tanto o chip (SIM) como o mini-chip (micro-SIM) estejam com “riscos” na superfície metálica. Estes “riscos” causados pelos “dentes” (contatos do celular na superfície metálica do chip) é que devem guiar o posicionamento. Em resumo, tanto o chip original como o chip cortado devem ter os “riscos” na mesma posição (veja foto abaixo, riscos na horizontal).

Talvez você não tenha um mini-chip “riscado”, mas todo iPhone4 e iPad vem com um mini-chip exemplo. Também pode-se conseguir um emprestado com alguém. É trabalhoso mas é a forma mais garantida para usar como base de posicionamento.

Existem moldes prontos para fazer o corte sendo vendidos no ML ou lojas de celulares. Pode-se ainda fazer o corte em papel com o formato em que o chip deve ser cortado. Eu particuparmente não gosto desta solução. A solução indicada acima funcionou OK comigo em 6 oportunidades, sendo que 2 destes chips cortados eu uso normalmente.

(*) BINGO: Observem na imagem abaixo os “riscos”. No chip (SIM) grande, existe uma coluna a mais de contatos metálicos. Por isso não se pode simplesmete cortar em torno destes contatos!

 

formatos: azul (chip SIM) e branco (chip mini-SIM ou micro-chip)

formatos: azul (chip SIM) e branco (chip mini-SIM ou micro-chip)

  • Outras dúvidas comuns sobre a operação:

P: Posso pedir para a operadora um mini-chip (micro-SIM) e transferir a minha linha diretamente, sem ter que cortar o chip (SIM)?

R: Pode! Você compra um novo mini-chip por R$ 10,00 e eles transferem a associação a sua linha para o novo chip pelo sistema, sem precisar alterar o número do fone. Saiba que seu antigo chip (SIM) vai deixar de funcionar após esta transferência. Não tenha idéias, portanto… ;)

P: Se eu pedi para a operadora passar a minha linha para um mini-chip (veja item acima) ou ainda, se eu cortar o chip, como vou usar no meu celular ou modem antigo, já que o local para colocar o chip é compatível apenas com  o chip tamanho grande?

R: Você vai precisar de um adaptador plástico (molde) para que o restante do espaço seja preenchido e o mini-chip (SIM) se encaixe corretamente nos dentes do celular ou modem. Em alguns modelos, você vai precisar prender com fita, porque o suporte que segura o chip pode não prender corretamente o mini-chip+molde.

- foto do que eu comprei e uso: http://yfrog.com/h4xbuzfj

R2: Você pode ainda usar um chip antigo e fazer um “molde” para o mini-chip, usando um estilete. Seria a operação inversa do corte do chip. Funciona! (veja foto acima “moldura do chip original que sobrou após ser cortado”).

P: Como fica o plano do meu chip com o corte? Tem que mudar algo na operadora?

R: O corte do chip (SIM, transformando-o em mini-chip (micro-SIM) não interfere no seu plano e não é necessário qualquer contato com a operadora. CONTUDO, lembre-se que seu plano deve ter um “pacote de dados” (ou nome similar) associado ao seu pós-pago. Se ele já funcionava com internet antes, vai continuar funcionando.

(*) a TIM, via plano pré-pago Infinity Pré disponibiliza o recurso “Infinity WEB” que permite navegar pagando R$ 0,50 ao dia que for navegado. Neste caso, não precisa ter pacote de dados. No site da TIM é informado que apenas smartphones podem usar o recurso, mas tenho usado no meu iPad normalmente. Veja mais aqui e nos comentários do post “Como usar o mini-chip (micro-SIM) do iPhone4 no iPad – solução”.

P: Tenho que configurar o que no iPad para funcionar?

R: Settings

Carrier:
Deixar em “automatic”. O seu iPad deve mostrar as barras de sinal da antena e operadora no canto superior esquerdo. Deve ainda, mostar na lista as operadoras disponíveis. Mesmo que a sua opeadora seja uma das abaixo, deixe em “automatic”.

Cellular Data:
Cellular Data = ON
Data Roamming = ON (opcional)
APN Settings = Preencher conforme tabela:

Vivo: Usuário e senha: vivo/vivo (*) – APN: zap.vivo.com.br

Claro: Usuário e senha: claro/claro – APN: claro.com.br (antes era: bandalarga.claro.com.br)

TIM: Usuário e senha: tim/tim – APN: tim.br

OI: <não tenho como testar, por favor quem tiver certeza dos valores informe!>

(*) LEMBRAR: Se por algum motivo você “ressetar” o iPad nas “configurações de rede” deve entrar com os valores acima novamente.

P: E se eu não quiser cortar o chip, como faço para navegar?

P: Se meu iPad não for 3G, como faço para navegar longe da rede WIFI?

R: Agora, a partir do lançamento do iOS 4.3 previsto para 11/03 como upgrade e nativo do iPad II, vai ser possível usar o recurso de “tethering“. OU seja: Será possível usar o modem interno do dispositivo via bluetooth como acesso de Internet, desde que claro, ambos aparelhos estejam “emparelhados”. Este recurso já era utilizado para quem tinha feito jailbreak e usava apps como o MyWiFi, por exemplo.Então, se vc tiver um iPhone4 com plano de dados, vai poder usar o modem do iPhone4 como acesso para o seu iPad. Não sei o se o inverso será possível, creio que sim. Mais uns dias e saberemos.

P: O processo de corte do chip SIM  para MINI-SIM (MICRO-SIM) E NANO-SIM é o mesmo? [NEW]

R: Sim, é o mesmo. Claro que com o chip NANO-SIM muito menor, os cuidados com o corte devem ser redobrados! Não se pode por exemplo, utilizar tesoura. A marcação com a caneta deve ser com ponta muito fina e de forma precisa.

P: Quais os ATUAIS TAMANHOS (PADRÕES) dos chips de telefonia?

R: Veja o meu post com imagem demonstrativa: http://luccks.com/blog/diferencas-entre-os-chips-sim-micro-sim-nano-sim/

P: Como poderei usar o chip SIM cortado de novo em um aparelho antigo, como por exemplo um modem USB 3G?

R: O mercado oferece atualmente diversos modelos de adaptadores plásticos. Desde o adaptador avulso até mesmo “kits” com 3 adaptadores, um para cada tamanho padrão atual dos chips SIM. (normal-mini-nano).
Abaixo um exemplo:

 

o adaptador permite você usar o sim cortado em equipamentos antigos

o adaptador permite você usar o sim cortado em equipamentos antigos